segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Batismo Digital

Estava eu a conversar com um amigo no MSN sobre Orkut...

• Leon says:
me passa seu orkut plz
kisuke says:
n tenhu n.....
kisuke says:
^^
• Leon says:
o.o oloko
kisuke says:
kkk
• Leon says:
existe individuo sem orkut no brasil hoje em dia?
sua raça ta em extinção viu.... hoje em dia quando vc NASCE é criado um orkut pra vc

Eu falo isso porque vi isso acontecer duas vezes com minhas primas. Minha prima ficou grávida. Assim que nasceu o bebê ela criou um orkut com o nome dela e colocava fotos. E as pessoas mandavam recados (e eram respondidas o.O).

Hoje em dia no Brasil, é verdade, é raro achar alguém que não tenha Orkut. O tópico já foi comentado à exaustão. Todos estão cansados de saber que é uma coleção de coisas juntas. O surto de desenvolvimento que nosso país está sofrendo (desde a propagação da banda-larga em 2003), a personalidade cultural do brasileiro (extrovertido, sociável), aliados ao fato do brasileiro ser o campeão de tempo de conexão (segundo o ibope, 23,33 horas por mês só na net).

Orkut tornou-se uma alternativa ao "oi, tudo bem? de quê você gosta? me passe seu telefone". Minha mãe quando ouve falar disso arranca os cabelos. Não concorda. Minha avó já diz que o mundo está perdido. Eu me sinto quase mal por discordar, mas eu não acho que isso seja nenhum presságio apocalíptico. Quando Graham Bell lançou o inovador telefone, a galera deve ter pensado "blasfêmia!", "pecado!", "enviado do demônio". Sem hipérboles, devem ter pensado que as pessoas iam se desumanizar porque com o telefone não se tinha contato direto com a pessoa. Televisão, mesma coisa. Hoje a pessoa leva o telefone dentro do bolso para onde quiser e, pior, pode assistir televisão nele. Nem por isso o contato social deixou de existir. Acho o tal 'efeito wall-e', se não impossível, muito distante. Já dizia o fodão, "o homem é um ser social".

Potencialmente, para consolidar mais ainda o meu épico eu-crítico (a.k.a. 'do contra'), eu acho que as novas facilidades e inutilidades criativas que a internet poporciona são úteis até para o inverso do que se diz. Sinto que meus amigos que têm Facebook, Skype, Flickr, Orkut, MSN e jogam online estão presentes em minha vida em muitos mais 'programas' do que os que só mandam e-mail. A internet tornou possível o impossível: passar muito mais tempo com os amigos do que o de costume. Isso diminui o tempo que você leva para se decepcionar com ela, o que antecipa a formação da sua maturidade. (não, isso não se aplica a todo mundo, mas o que se aplica? Mulheres gostam de homens e homens gostam de mulher? Pense de novo.).

O homem é conhecido pela sua adaptabilidade. Se formos sempre tradicionalistas e contrários à evolução, então ela não existe. Hoje portanto, ponderei sobre criar um Flickr. Amanhã estarei criando um Orkut para meu filho recém nascido. E quem quiser reclamar já está um passo atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário